Capa da Página Confirmada a montagem de presépios em igrejas de Pará de Minas: locais públicos ainda dependem de estudos devido a pandemia - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

28/10/2020 às 08:40h

Confirmada a montagem de presépios em igrejas de Pará de Minas: locais públicos ainda dependem de estudos devido a pandemia

Facebook

A tradição franciscana do presépio, conjunto de figuras que representam o nascimento de Jesus, é antiga no Brasil e está presente nos dias atuais. Em anos anteriores, os presépios podiam ser encontrados em vários locais públicos do centro de Pará de Minas, porém neste ano, devido a pandemia de Covid-19, a montagem deles precisa ser avaliada pelos órgãos competentes para não gerar aglomerações.

A informação foi repassada pelo artista plástico pará-minense, João Batista Leite, que há vários anos faz montagem de grandes presépios na cidade. Segundo ele, apesar do risco dos locais públicos não serem contemplados com a ornamentação natalina, três igrejas católicas em Pará de Minas já estão confirmadas para este ano:

Clique e ouça João Batista

A origem do presépio remonta ao século 13. O primeiro exemplo foi montado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua intenção foi a de explicar às pessoas mais simples o significado de como foi o nascimento de Jesus Cristo. A partir do século 18, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: