Capa da Página Dia Internacional do Idoso: pandemia trouxe mais desafios para a turma da terceira idade - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 13º MIN 18º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

01/10/2020 às 08:50h

Dia Internacional do Idoso: pandemia trouxe mais desafios para a turma da terceira idade

Facebook

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quinta-feira (1º), é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos, e que, com ela, novas dificuldades surgem.

Além de alguns cuidados e mudanças no cotidiano conforme envelhecemos, a população idosa se deparou com um novo problema em 2020: a pandemia do novo coronavírus. Por fazerem parte do grupo de risco da doença, os idosos precisam ter cuidados redobrados, junto com a necessidade de praticar o isolamento social. Com isso, muitos hábitos praticados pela turma da terceirizada tiveram de ser interrompidos e com isso surgiu alguns problemas.

Sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com a presidente do COMID – Conselho Municipal do Idoso de Pará de Minas, Maria Angélica Varela, que falou sobre a data especial e os desafios que os idosos estão tendo com a pandemia nesse ano. Segundo ela, infelizmente em 2020 não haverá comemorações especiais do Dia Internacional da Pessoa Idosa, mas ele precisa ser lembrado:

Clique e ouça Angélica Varela

Muitos idosos gostavam de passear, dançar e até praticar outras atividades fora de casa, porém com a pandemia, eles tiveram que ficar mais isolados. Diante da situação, o COMID e os órgãos ligados aos idosos em Pará de Minas criaram um grupo de WhatsApp como forma de interação entre eles, como explica Angélica varela. Segundo ela, várias orientações estão sendo dadas a turma da terceira idade:

Clique e ouça Angélica Varela

Angélica Varela confirma que as denúncias de maus tratos a idosos aumentaram durante a pandemia em Pará de Minas, principalmente com relação a questão de negligência:

Clique e ouça Angélica Varela

A presidente do COMID aproveita para parabenizar a todos os idosos pela data especial:

Clique e ouça Angélica Varela

O idoso que quiser mais orientações ou fazer denúncias pode procurar o CRAS mais próximo de casa, o CREAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Ministério Público e a Polícia, além do COMID, que está na Casa dos Conselhos Municipais de Pará de Minas, localizado na Rua Doutor Cândido, 16, centro da cidade. O telefone de contato é o (37) 3236-3297.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM / Divulgação


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: