Capa da Página Dia internacional marca a luta da imprensa pela liberdade de expressão - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 23º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/05/2021 às 08:00h

Dia internacional marca a luta da imprensa pela liberdade de expressão

Facebook

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado nesta segunda-feira, dia 03 de maio. A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre, como repórteres, jornalistas e comunicólogos, entre outros. Apesar disso, no Brasil, não há o que comemorar neste aspecto.

O País caiu 4 posições no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa, publicado anualmente pela ONG Repórteres sem Fronteiras. O país aparece no 111º lugar na edição 2021 da lista, divulgada recentemente.

Trata-se do 4º ano consecutivo em que o Brasil desce na classificação. Em 2018, estava na 102ª posição. A situação da liberdade de imprensa no país foi classificada como a 8ª pior das Américas, à frente apenas de Cuba, Honduras, Venezuela, México, Colômbia, Nicarágua e Guatemala.

Para falar sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Alessandra Mello. Em entrevista, ela destaca os problemas que o Brasil enfrenta quando o assunto é liberdade de imprensa:

Clique e ouça Alessandra Mello

Alessandra destaca os desafios que a imprensa enfrenta atualmente no Brasil para ser livre:

Clique e ouça Alessandra Mello

Os países em que há mais liberdade de imprensa, segundo o levantamento da ONG Repórter sem Fronteiras, são da Escandinávia. A Noruega aparece em 1º lugar, posição que ocupa desde 2017. A Finlândia está em 2º, seguida de Suécia e Dinamarca.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: