A queda da temperatura provoca a contração dos vasos sanguíneos, o que pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar o coração. Isso aumenta o risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral), principalmente em quem já tem histórico de doenças cardíacas.
Ficar mais tempo em repouso, aliado ao sedentarismo no frio, prejudica a saúde cardíaca, como destaca o cardiologista Geraldo Nasser, o qual pontua que a exposição às baixas temperaturas pode contribuir para a piora no quadro clínico de saúde:
Clique e ouça Geraldo Nasser
De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), nesse período há um crescimento de 12% nas internações por alguma complicação cardiovascular. Essas mudanças na alimentação ocasionam diversas implicações, como confirma o médico:
Clique e ouça Geraldo Nasser
Para além do comportamento cultural de se alimentar mais na época do frio, o especialista em saúde do coração ressalta que as mudanças nos hábitos da população mudaram de forma excessiva no pós-pandemia:
Clique e ouça Geraldo Nasser
Produtos ultraprocessados são uma das principais causas de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares. Mas, a população pode adotar práticas saudáveis como a boa alimentação e o hábito de realizar alguma atividade física, seja caminhando, correndo, pedalando.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
21/08/2025 - Disparam os golpes financeiros contra idosos e pensionistas
21/08/2025 - Saúde estuda implantar telemedicina na UPA de Pará de Minas
20/08/2025 - PM se prepara para o retorno das atividades do PROERD neste segundo semestre
20/08/2025 - Vereador solicita implantação de uma UAI em Pará de Minas
19/08/2025 - Mais Saúde Panelão promoverá bem-estar e diversão em corrida no Parque do Bariri
19/08/2025 - Câmara devolve R$ 2,5 milhões aos cofres da Prefeitura de Pará de Minas