Capa da Página Especialista orienta população sobre descarte correto de medicamentos - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/04/2024 às 08:55h

Especialista orienta população sobre descarte correto de medicamentos

Facebook

Projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que a pandemia de Covid-19 teria impacto sobre a saúde da população pelos próximos anos. Com isso, o aumento do consumo de medicamentos é uma realidade, a exemplo de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que apontou um crescimento de 75,4% de disponibilização de medicação psiquiátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Porém, muitos medicamentos acabam não sendo consumidos, sendo necessário o descarte. Mas você sabe como descartar, de maneira correta, remédios que não usa mais?

A farmacêutica Soraya Smaili orienta sobre a importância do descarte correto dos fármacos:

Clique e ouça Soraya Smaili

Como o Brasil é um dos 10 países que mais consome remédios no mundo, é importante ficar atento, já que o descarte incorreto pode gerar riscos à saúde e ao meio ambiente, como pontua Soraya Smaili:

Clique e ouça Soraya Smaili

Os riscos de contaminação ambiental por fármacos são notórios, intoxicando águas, plantas e o organismo humano. Soraya destaca que o país não tem uma política voltada a destinação correta de medicamentos, mas que o cidadão deve fazer a sua parte:

Clique e ouça Soraya Smaili

Em Pará de Minas, a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e fazer o descarte desse material. Todas as unidades possuem um coletor, onde o cidadão pode descartar da forma correta.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: