Capa da Página - Falta de obstetra plantonista no HNSC gera reclamações - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/10/2021 às 07:52h

Falta de obstetra plantonista no HNSC gera reclamações

Facebook

Mais reclamações com relação a falta de profissionais obstetras nas unidades de saúde de Pará de Minas, foi feita na última semana. Dessa vez, as manifestações são contra o Hospital Nossa Senhora da Conceição, que estaria sem um plantonista dessa especialidade para atender a população.

As reclamações também foram feitas na Câmara Municipal de Pará de Minas e recebidas pelo presidente da Comissão de Saúde da Casa, Carlos Roberto Lázaro (PSC), o qual informou que já tomou providências junto ao HNSC, quanto ao problema:

Clique e ouça Carlos Lázaro

Em nota, o hospital informou que, conforme é de conhecimento público, a remuneração dos serviços da Tabela SUS se encontra defasada há quase 20 anos e os hospitais filantrópicos – como é o caso do Hospital Nossa Senhora da Conceição – são muito prejudicados por isso. Consequentemente, a baixa remuneração acaba por inviabilizar o reajuste dos honorários pagos aos médicos que atuam em diversas clínicas, em especial, a da Maternidade do HNSC.

Por outro lado, estamos enfrentando outro problema grave, que é o decréscimo da quantidade de médicos obstetras em atuação, não só em Pará de Minas, mas em diversas cidades da região e do país. Mesmo com nossos esforços diários, ainda não obtivemos êxito para encontrar médicos obstetras que se disponibilizem a atuar nos plantões da Maternidade.

Mesmo com todas as dificuldades, a Irmandade Nossa Senhora da Conceição, por intermédio de sua Diretoria e Gerência do HNSC, não tem medido esforços para a substituição dos profissionais faltantes, de forma a evitar déficit nos atendimentos dos plantões da Maternidade.

Reafirmamos o nosso compromisso de prestar um atendimento de qualidade e humanizado, com transparência e zelo à saúde integral de todos os pacientes do HNSC, que há mais de 135 anos utilizam os seus serviços.

Por fim, o Hospital Nossa Senhora da Conceição informa que já está em contato com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal para prestar os esclarecimentos solicitados pelo órgão. A Diretoria do HNSC se encontra à disposição para discutir, junto aos órgãos públicos e sociedade, soluções para estes graves problemas. É imprescindível a colaboração e parceria de todos que se preocupam verdadeiramente com a saúde da população de Pará de Minas e região.

Outras reclamações

Recentemente, uma pará-minense usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Pará de Minas, para reclamar da falta de obstetras nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo ela, esse tipo de atendimento nas unidades básicas de saúde da cidade é feito apenas por enfermeiros ou clínico geral.

Procurado, o secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty informou que existe uma normativa federal que trata do pré-natal, que deixa claro que o atendimento pode ser feito entre o enfermeiro e o médico da Atenção Primária. Ele informou que o município atende o dobro do que preconiza o Ministério da Saúde.

Por Sérgio Viana

Fotos: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: