19/02/2026 às 08:42h
O uso do dinheiro em espécie caiu consideravelmente entre os brasileiros em um período de cinco anos, dando espaço para que o Pix se estabelecesse como o meio de pagamento preferido no País no ano de 2025.
A pesquisa “Pagamentos em transformação: Do Dinheiro ao Código”, feita pelo Google, concluiu que o uso de cédulas ou moedas tem sido menos frequentes nas compras físicas realizadas pela população.
Pelas ruas de Pará de Minas, os moradores também comentaram a respeito das preferências de pagamentos. Para a Suelen Santos que trabalha no comércio da cidade, as formas de pagamento tem se alternado entre pix, cartão de crédito e às vezes dinheiro em espécie:
Clique e ouça Povo fala
A falta de circulação de moedas tem provocado ausência de troco em valores altos nos caixas do mercado local. No comércio, se tornou comum o ato de tentar trocar dinheiro em estabelecimentos vizinhos para viabilizar a devolução ao cliente quando não se tem o valor total no caixa. Essa situação fica ainda mais complicada quando se trata de moedas, já que muitas estão escassas no mercado:
Clique e ouça Povo fala
O Pix é utilizado por mais de 93% da população adulta no Brasil, sendo o meio de pagamento mais frequente entre todas as idades, classes sociais e regiões e representa parte significativa do volume de transações financeiras.
Já entre os pontos levantados na pesquisa que corroborou para a mudança nas escolhas de pagamentos, os mais citados foram segurança, facilidade de uso e a ausência de taxas.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
15/04/2025 - Clareamento dental; dentista esclarece mitos e verdades do procedimento
15/04/2025 - Cemig alerta para a importância da revisão de instalações elétricas de imóveis
14/04/2025 - Descarte de resíduos industriais afeta qualidade das águas de rios
14/04/2025 - Pará de Minas não terá cavalgada em 2025; saiba os motivos
11/04/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural