Capa da Página Governo Federal adia reajuste anual dos medicamentos por 60 dias - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 7º MIN 22º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

04/04/2020 às 09:02h

Governo Federal adia reajuste anual dos medicamentos por 60 dias

Facebook

O governo federal publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória (MP) 933/2020 suspendendo por 60 dias o reajuste anual de preços de medicamentos para o ano de 2020. A medida foi tomada em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com a suspensão, que entrou em vigor na terça-feira (30), o aumento só poderá ser realizado a partir do dia 1° junho.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade esteve em uma farmácia de Pará de Minas e conversou com a farmacêutica Zaida Lopes. Em entrevista, ela explica que o reajuste dos medicamentos vai acontecer ainda este ano, assim que terminar o adiamento pedido pelo Governo Federal:

Clique e ouça Zaida Lopes

Zaida destaca que as pessoas não precisam correr para as farmácias para estocar medicamentos, uma vez que há demanda para suprir a necessidade da população:

Clique e ouça Zaida Lopes

O reajuste anual dos medicamentos é determinado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O percentual de aumento é calculado por meio de uma fórmula, que leva em conta a variação da inflação (IPCA), ganhos de produtividade das fabricantes de medicamentos, variação dos custos dos insumos e características de mercado.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: