Capa da Página Justiça Eleitoral confirma que maioria dos candidatos aos cargos de vereador e prefeito estão seguindo as regras em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

28/10/2020 às 08:40h

Justiça Eleitoral confirma que maioria dos candidatos aos cargos de vereador e prefeito estão seguindo as regras em Pará de Minas

Facebook

O período eleitoral começou em agosto, e desde então, a Justiça intensificou a fiscalização aos partidos políticos e, automaticamente, aos possíveis candidatos a cargos eletivos. Para isso, agentes do Ministério Público e do próprio cartório tem monitorado as campanhas, tanto nas mídias, como nas redes sociais e nas ruas.

Alguns candidatos em Pará de Minas já foram multados ou notificados pela Justiça Eleitoral devido ao descumprimento de regras impostas para este ano. De acordo com informações obtidas por nossa equipe de reportagem, uma das maiores multas aplicadas nos últimos dias chegou a casa dos R$ 50 mil.

Porém, de acordo com o promotor do Ministério Público Eleitoral de Pará de Minas, Doutor Renato Vasconcelos, a maioria está seguindo as regras impostas, mantendo limpas as campanhas. Ele comenta as poucas infrações mais comuns cometidas nos últimos dias:

Clique e ouça Promotor Renato

Promotor Renato afirma que a população nas ruas têm agradado da campanha com as novas regras impostas para este ano:

Clique e ouça Promotor Renato

Entre as principais regras eleitorais impostas, é proibido fazer propaganda de qualquer natureza (incluindo pinturas, placas, faixas, cavaletes e bonecos) em locais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada.

A proibição se estende a postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus, árvores, muros e cercas.

Na campanha eleitoral também é proibido distribuir aos eleitores camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou outros bens.É vedada ainda a propaganda eleitoral em outdoors, inclusive eletrônicos.

É proibida a realização de showmício para promoção de candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

Na internet, as fake news também estão proibidas.

Deferimento de candidaturas

O prazo final para julgamento das candidaturas terminou na última segunda-feira (26) e após análises de todos os pedidos, o TSE deferiu as candidaturas dos candidatos e seus vices. Todas as documentações estão de acordo e os 7 foram considerados Ficha Limpa.

Com relação a vereadores, dos 302 registros de candidaturas, 282 foram deferidos, sendo que 9 renunciaram, um foi cancelado, 2 aguardam julgamento, um candidato faleceu e 7 registros foram indeferidos.

Por Sérgio Viana

Fotos Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: