Capa da Página Pará de Minas – 162 anos: no Dia Nacional do Rádio, experiente radialista fala sobre a força da comunicação na cidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

25/09/2021 às 08:00h

Pará de Minas – 162 anos: no Dia Nacional do Rádio, experiente radialista fala sobre a força da comunicação na cidade

Facebook

Pará de Minas completou na última segunda-feira (20), 162 anos de emancipação político-administrativo. Em todo esse tempo, a cidade é um dos principais municípios do Centro-Oeste mineiro, tanto em número de habitantes, quanto na economia. Desenvolvida pelo agronegócio e por seu comércio forte, a capital mineira do frango é reconhecida como uma das melhores áreas para se viver no estado.

E para comemorar o aniversário mais que especial, desde segunda-feira (20), o Jornal da Cidade exibe uma série de reportagens com representantes de diversas áreas para falar sobre os detalhes e características que moldaram a história dos 162 anos de Pará de Minas.

Na sexta reportagem da série, vamos falar sobre a força da comunicação na história de Pará de Minas, que atualmente conta com cinco emissoras de rádio, uma TV, dois jornais impressos, além de sites e mídias sociais. A equipe do JC Notícias conversou com o experiente radialista, Amílton Maciel das Rádios Santa Cruz e Stilo, que também já trabalhou na Espacial e na TVI.

Amílton está na comunicação há mais de 42 anos, bem antes da chegada das rádios em Pará de Minas, em 1979. Até então, as notícias da cidade somente podiam ser acompanhadas por meio de jornais impressos, entre eles, o antigo “Jornal do Fraquito”, onde o Jornalista trabalhou.

Amílton relembra que mesmo antes de virar repórter, já acompanhava os jornais impressos, que contavam as notícias da cidade e de fora para os pará-minenses:

Clique e ouça Amilton Maciel

E neste Dia Nacional do Rádio, celebrado hoje, que no Brasil teve a primeira transmissão em 1922, Amílton relembra a chegada das primeiras emissoras em Pará de Minas, em 1979, a importância desse meio de comunicação e o avanço das últimas décadas:

Clique e ouça Amilton Maciel

Posteriormente a chegada das rádios em Pará de Minas, em 1990, a cidade ganhou uma emissora de televisão, a TVI, afiliada à Rede Minas. Anos depois, com o avanço das tecnologias, os pará-minenses passaram a encontrar notícias pela internet, após a criação dos sites, como o jcnoticias.com.br, fundado em 2005 pela Espacial FM, rádio que recentemente completou 40 anos de fundação, fazendo parte dos 99 anos da história do radiofusão no Brasil e dos 162 anos de Pará de Minas.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: