A ação criminosa de grupos organizados para o furto de gado na região centro oeste de Minas Gerais tem desempenhado o trabalho de combate a prática pela Polícia Civil.
Em cidades da região como São Gonçalo do Pará, Igaratinga, Conceição do Pará, Onça de Pitangui, entre outras, tem sido alvo de criminosos que utilizam estradas vicinais para o furto de gado.
As cidades citadas são referência na criação e produção de gado de corte. Milhares de produtores na região são vítimas de ações criminosas dentro das propriedades rurais. Delegado Carlos Henrique Gomes Bueno, vem investigando essas práticas, e alerta produtores rurais de toda região:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes
Na região em que a Delegacia de Pará de Minas atende mais de 40 cabeças de gado foram furtadas nos últimos 30 dias. Fato que tem demandado atuação das instituições de segurança. O delegado Carlos Henrique ainda reitera que a denúncia seja efetuada para possíveis conclusões de inquéritos:
Clique e ouça Carlos Henrique Gomes
De acordo com a Lei n.º 13.330/2016, a pena é mais rígida para quem compra gados nestas condições. Ela estabelece penas para furto e receptação de animais de produção, mesmo que abatidos ou em pedaços, sendo comercializados, armazenados e entregues sem origem controlada, podendo ser tipificado com pena de 2 a 5 anos, pena maior que a de quem furta.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
24/07/2025 - Cenas Curtas de Dança e Teatro vai valorizar setor artístico em Pará de Minas
24/07/2025 - Sicoob Ascicred promove mais uma campanha de crédito consignado
24/07/2025 - Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de afogamentos durante o recesso escolar
23/07/2025 - Vídeo de criança jogando gato no chão viraliza e levanta discussões
23/07/2025 - Associação promove corrida e caminhada no próximo domingo no Parque do Bariri
23/07/2025 - Educadora defende que pais incentivem filhos em atividades que envolvam desenhos