Capa da Página Projeto no Congresso autoriza SUS usar leitos da rede privada durante a pandemia de Covid-19 - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 12º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

28/05/2020 às 08:41h

Projeto no Congresso autoriza SUS usar leitos da rede privada durante a pandemia de Covid-19

Facebook

O Senado aprovou nesta semana, em sessão remota, um projeto que dá ao Sistema Único de Saúde (SUS) a opção de usar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais privados para o tratamento de pessoas com coronavírus.

A aprovação foi unânime entre os 76 senadores que participaram da sessão. O texto ainda passará pela Câmara dos Deputados antes de ir à sanção do presidente da República. O projeto permite que o SUS faça uma contratação emergencial para usar vagas ociosas em UTIs da rede privada para pacientes com suspeitas ou sintomas graves do novo Coronavírus.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com o senador Carlos Viana (PSD-MG). Em entrevista, ele explica a importância do projeto e como ele vai beneficiar os pacientes que precisam de leitos para serem atendidos durante a pandemia de Covid-19:

Clique e ouça Carlos Viana

Carlos Viana ressalta também que após a pandemia, será necessário reorganizar todo o sistema de saúde atual:

Clique e ouça Carlos Viana

A regra imposta pelo projeto 2324/ 2020de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE) esclarece que este uso compulsório das vagas na rede privada só poderá acontecer se o hospital apresentar uma taxa de ocupação das UTIs menor que 85% da sua capacidade.

Por Henrique Silva

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas | Assessoria Carlos Viana


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: