Capa da Página Reinaugurado, Centro Literário Pedro Nestor vai abrigar Academia de Letras e de Dança, além de diversos eventos culturais - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/09/2021 às 08:00h

Reinaugurado, Centro Literário Pedro Nestor vai abrigar Academia de Letras e de Dança, além de diversos eventos culturais

Facebook

Finalmente foi reinaugurado nessa semana, o Centro Literário Pedro Nestor, localizado na Rua Benedito Valadares, no centro da cidade. O local que estava fechado há mais de 30 anos, vai abrigar a Academia de Letras de Pará de Minas e a Academia Municipal de Dança, além de ser destinado para a realização de diversos eventos culturais.

A obra de revitalização respeitou os aspectos legais, já que a edificação é um bem cultural tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal em 2001. A entrada, as escadas e outros espaços do Centro Literário foram adequadas respeitando a acessibilidade e o prédio ganhou um elevador.

Em entrevista ao JC Notícias, Valmir José Costa Diniz, escritor e presidente da Academia de Letras de Pará de Minas comenta a importância da reinauguração do Centro Literário Pedro Nestor:

Clique e ouça Valmir José Costa Diniz

Valmir acredita que a ida da Academia de Letras de Pará de Minas para o Centro Literário ocorre em momento oportuno, já que a instituição completa 25 anos de fundação em 2022:

Clique e ouça Valmir José Costa Diniz

O escritor adianta que novos projetos serão desenvolvidos pela Academia de Letras de Pará de Minas, após a ida para a nova sede no Centro Literário:

Clique e ouça Valmir José Costa Diniz

O Centro Literário Pedro Nestor foi fundado no dia 20 de julho de 1902 pelo juiz da Comarca do município, doutor Pedro Nestor de Salles e Silva, com um grupo de 25 amigos. Posteriormente abrigou grandes eventos para a população.

Por Sérgio Viana

Fotos: Prefeitura de Pará de Minas


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: