Capa da Página Saiba como foi a justifica de quem votou contra e a favor do aumento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo, em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/12/2025 às 07:27h

Saiba como foi a justifica de quem votou contra e a favor do aumento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo, em Pará de Minas

Facebook

Conforme já informado pela Espacial, na última terça-feira (16/12), a Câmara Municipal de Pará de Minas rejeitou os projetos que tinham o objetivo de aumentar o IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo.

As matérias geraram várias discussões e posicionamentos da maioria dos vereadores. No projeto que previa a revisão da taxa de coleta de lixo em 12%, a prefeitura alegou um déficit de mais de R$ 1 milhão com o serviço.

Já na outra matéria, o poder executivo pedia a atualização da Planta de Valores Imobiliários, que é a base de cálculo do IPTU. A proposta queria reajustar o valor venal dos imóveis, indicador que é usado como referência pelo Município para calcular o imposto. A revisão não seria padrão para todos e dependeria, principalmente, da localização da propriedade.

Mesmo com as explicações da prefeitura, os dois projetos foram rejeitados, por 14 a 2. Apenas Márcia Marzagão (PSDB) e Kadu Franco (PL) votaram a favor das matérias. Eles justificaram os votos:

Clique e ouça Márcia Marzagão

A maioria dos 14 vereadores que rejeitou os aumentos do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo também justificaram seus votos, como foi o caso de Gustavo Duarte (PSDB), Irene melo Franco (PV) e Cristiano Fernandes (REPUBLICANOS):

Clique e ouça Cristiano Fernandes

Durante a reunião, os vereadores aprovaram 13 importantes projetos para as áreas da Educação, Social e em Defesa das Mulheres, além de propostas orçamentárias, referentes a 2026, estimando a receita e fixa a despesa do município para o próximo exercício. Essas matérias podem ser conferidas na íntegra no site da Câmara.

Com a votação dos 15 projetos, os vereadores entram em recesso parlamentar e somente terão reuniões ordinárias a partir do dia 10 de janeiro. A posse da nova Mesa Diretora deve ocorrer no dia 6 do mesmo mês, em horário a ser confirmado.

Por Sérgio Viana

Foto: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: