Capa da Página Saúde masculina: homens resistem em ir ao médico, aponta pesquisa - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

08/01/2026 às 08:31h

Saúde masculina: homens resistem em ir ao médico, aponta pesquisa

Facebook

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), pelo menos quatro mineiros morrem diariamente por complicações provocadas por câncer. Os cuidados com a saúde masculina é um assunto discutido em diversas esferas do serviço público.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realizou uma pesquisa que mostra que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo e esse número aumenta para 58% quando o homem utiliza apenas o Sistema único de Saúde (SUS).

Para o psicólogo Evandro Alvimar, o comportamento pode estar relacionado a fatores emocionais e da estrutura social, na qual existe um tabu social e um entendimento de que eles vão detectar doenças e se sentirem frágeis:

Clique e ouça Evandro Alvimar 

No entanto, o machismo afeta os próprios homens, que são submetidos a uma série de exigências e expectativas sociais sobre o que significa ser homem. Essas expectativas incluem ser forte, corajoso, dominante, provedor, sexualmente ativo, emocionalmente controlado, entre outras.

Esses estereótipos de masculinidade podem gerar uma pressão psicológica e uma dificuldade de expressar sentimentos e buscar ajuda, comprometendo a saúde mental dos homens. O médico urologista, Gabriel Andrade, que atende na saúde pública de Pará de Minas faz uma análise da desse comportamento:

Clique e ouça Gabriel Andrade 

Ainda de acordo com a pesquisa, parte da população masculina atribui a rotina estressante como o principal empecilho para se cuidarem, enquanto 32% disseram que o acesso à saúde é o maior problema para seguir com os cuidados médicos. A consulta com médicos especialistas, como psicólogos podem ser agendadas na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Por JC Notícias

Fotos: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: