De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), pelo menos quatro mineiros morrem diariamente por complicações provocadas por câncer. Os cuidados com a saúde masculina é um assunto discutido em diversas esferas do serviço público.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realizou uma pesquisa que mostra que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo e esse número aumenta para 58% quando o homem utiliza apenas o Sistema único de Saúde (SUS).
Para o psicólogo Evandro Alvimar, o comportamento pode estar relacionado a fatores emocionais e da estrutura social, na qual existe um tabu social e um entendimento de que eles vão detectar doenças e se sentirem frágeis:
Clique e ouça Evandro Alvimar
No entanto, o machismo afeta os próprios homens, que são submetidos a uma série de exigências e expectativas sociais sobre o que significa ser homem. Essas expectativas incluem ser forte, corajoso, dominante, provedor, sexualmente ativo, emocionalmente controlado, entre outras.
Esses estereótipos de masculinidade podem gerar uma pressão psicológica e uma dificuldade de expressar sentimentos e buscar ajuda, comprometendo a saúde mental dos homens. O médico urologista, Gabriel Andrade, que atende na saúde pública de Pará de Minas faz uma análise da desse comportamento:
Clique e ouça Gabriel Andrade
Ainda de acordo com a pesquisa, parte da população masculina atribui a rotina estressante como o principal empecilho para se cuidarem, enquanto 32% disseram que o acesso à saúde é o maior problema para seguir com os cuidados médicos. A consulta com médicos especialistas, como psicólogos podem ser agendadas na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
24/09/2025 - Cantor mirim fala sobre sua paixão pela música sertaneja
24/09/2025 - Vereador defende concessão e fechamento do Parque do Bariri
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito