Capa da Página Secretário estadual de Saúde afirma que vacinas e restrições ajudaram a diminuir as internações graves em Minas Gerais - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 23º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

09/04/2021 às 08:00h

Secretário estadual de Saúde afirma que vacinas e restrições ajudaram a diminuir as internações graves em Minas Gerais

Facebook

Na manhã dessa quinta-feira (8), foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte uma entrevista coletiva com o governador de Minas, Romeu Zema (NOVO) e o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacceretti. Entre inúmeras explicações sobre o combate a Covid-19, uma boa notícia foi dada: caiu o número de internações de pessoas das faixas etárias que já foram contempladas com a vacina.

O resultado mostra a eficácia dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantã e pela Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz. Além disso, a baixa no número de casos também tem relação com as restrições impostas pela onda roxa do plano Minas Consciente que já mostram efetividade na diminuição de internações em casos graves.

Durante a entrevista coletiva, a reportagem do Jornal da Cidade participou de maneira on-line e Fábio Bacceretti deu mais detalhes sobre o assunto e reafirma a necessidade dos mineiros continuarem a se proteger contra o novo Coronavírus. Ouça o que disse o secretário estadual de Saúde:

Clique e ouça Fábio Bacceretti

Ainda na entrevista coletiva de ontem pela manhã, outra importante informação foi divulgada. O Governo de Minas vai enviar aos municípios 5% de doses das vacinas contra a Covid-19 estocadas para reserva técnica do Estado. O objetivo é ampliar a disponibilidade de imunizantes e acelerar a vacinação nas cidades.

Zema explicou que o Estado está alterando o processo de distribuição adotado até agora para agilizar ao máximo a imunização dos mineiros. Além disso, foi informado pelo chefe do executivo estadual e pelo secretário de Saúde que os municípios que acelerarem seus cronogramas de vacinação, serão contemplados com mais doses de vacinas.

Situação Pará de Minas

Subiu para 98 o número de mortes por Covid-19, em Pará de Minas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. As novas vítimas são uma idosa de 68 anos e um idoso de 92. O município pode chegar a triste marca de 100 óbitos pela doença ainda nesta sexta-feira (9), após confirmação de dois casos na cidade.

Ainda segundo boletim da Prefeitura, 2.802 pessoas foram infectadas pela doença durante a pandemia, sendo que 2.578 já se recuperaram, 98 estão se recuperando em casa e 28 seguem internadas na rede hospitalar.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) de Pará de Minas informou nessa quinta-feira (8), que a taxa de ocupação da UTI está em 95% e dos leitos clínicos em 63%.

Vacinômetro

De acordo com o Painel Vacinômetro, Pará de Minas já recebeu 15.708 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo que até o momento 7.863 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose e 2.401 com a segunda. Os dados não contabilizam os vacinados de ontem (8) e hoje (9).

Nesta sexta-feira, idosos de 68 anos estão sendo vacinados até as 15h, em sistema drive-thru, no Automóvel Clube (bairro São José), Shopping Fabrika Mall (bairro São Cristóvão) e AME – Ambulatório Médico de Especialidades (ao lado do Hospital Padre Libério). Quem não tiver veículo, pode se dirigir até as unidades básicas de saúde Nossa Senhora da Piedade, Vila Ferreira e Santos Dumont, até o meio dia.

Por Henrique Silva

Fotos: Rádio Espacial FM | Agência Minas


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: