Lei publicada na última segunda-feira no Diário Oficial da União institui a campanha Agosto Branco, que anualmente irá conscientizar a população sobre o câncer de pulmão. O intuito é fazerr com que a população tenha mais conhecimento sobre os riscos do cigarro.
Segundo o Datasus, do Ministério da Saúde, a proporção de vítimas do câncer de pulmão que vem aumentando consistentemente nos últimos 20 anos, especialmente o público feminino. Em 2003, do total de mortos por esse tipo de tumor no país, 32% eram mulheres. Em 2023, esse índice passou para 46%.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) realizou um levantamento que aponta o câncer de pulmão como a quarta neoplasia mais incidente no Brasil. Matheus Goebel, médico pneumologista em Pará de Minas chama a atenção para os cuidados com o uso de cigarros:
Clique e ouça Matheus Goebel
Estudo feito por pesquisadores da Fundação do Câncer aponta que o tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil. Os pacientes devem procurar ajuda o quanto antes, tendo em vista os impactos na qualidade de vida. Os danos à saúde do fumante são percebidas quando o estado de saúde do mesmo já se encontra debilitado:
Clique e ouça Matheus Goebel
Segundo o Inca, parar de fumar sempre vale a pena, em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, como câncer, enfisema ou derrame. Diversas ações para chamar a atenção da população a respeito dos males do tabagismo, considerado uma doença grave, caracterizada pela dependência de nicotina.
Por JC Notícias
Fotos: Espacial FM
21/10/2025 - Detalhes sobre o impasse entre os servidores do sindicato dos servidores e a prefeitura
21/10/2025 - Saiba qual a idade mínima para uma criança andar em garupa de moto
21/10/2025 - Secretário alerta que vacinação em crianças e adolescentes pode salvar vidas!
20/10/2025 - Situação da implantação de uma UAI em Pará de Minas