Capa da Página Termina hoje o prazo de entrega do Simples Nacional para os microempreendedores individuais - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

30/06/2022 às 07:37h

Termina hoje o prazo de entrega do Simples Nacional para os microempreendedores individuais

Facebook

Se você atuou como MEI no ano de 2021, deverá declarar o simples nacional em 2022. Na declaração, você informará o valor do faturamento bruto obtido no ano-calendário anterior e se possuía ou não empregado. Se você abriu o seu MEI neste ano, somente em 2023 deverá entregar a declaração relativa ao ano-calendário de 2022.

Geralmente, o documento é entregue via internet e o prazo inicia em janeiro e termina no último dia do mês de maio de cada ano. Em 2022, excepcionalmente, a entrega da declaração foi prorrogada pela Receita Federal para 30 de junho.

Para falar sobre o assunto, nossa reportagem conversou com a contatora Isabela Campos Leite. Ela explica como se deve fazer a declaração do Simples Nacional:

Clique e ouça Isabela Campos

A contadora explica quais as consequências para os MEIs que não entregarem as declarações:

Clique e ouça Isabela Campos

A declaração do Simples Nacional precisa ser feita mesmo que o MEI não tenha registrado faturamento durante o ano de 2021. O envio não acarreta nenhuma cobrança adicional porque o imposto já é pago mensalmente no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Por: Kelvin Fernandes/Revisão: Henrique Silva

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: