Capa da Página - Vereador busca soluções para tentar salvar o Lago Azul tomado de aguapés devido a poluição - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

23/02/2021 às 07:57h

Vereador busca soluções para tentar salvar o Lago Azul tomado de aguapés devido a poluição

Facebook

Há vários anos, representantes da política e do meio ambiente buscam soluções para a situação degradante que vive o Lago Azul, no Distrito de Carioca, em Pará de Minas. Porém, após vários debates, encontros e audiências públicas, nenhuma solução foi tomada e a poluição segue provocando a infestação de aguapés no local, o que vem prejudicando bastante o cartão-postal pará-minense.

De acordo com uma análise recente feita na água, foi constatado um índice elevadíssimo de rejeitos industriais altamente tóxicos e grande quantidade de esgoto que são despejados no Rio São João, originados das cidades de Itaúna e Itatiaiuçu, além de dejetos de empresas instaladas na região de Pará de Minas.

Em busca de soluções, o vereador Leandro Guimarães Vieira, o popular Léo do Depósito (PTB), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Pará de Minas, esteve na SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaúna, para saber como está o tratamento do esgoto no município. Segundo ele, atualmente está em construção uma ETE e a previsão de seu término é para o fim deste ano. A expectativa é que a poluição do Lago Azul diminua bastante com o encerramento da obra:

Clique e ouça Léo do Depósito

De acordo com especialistas, os dejetos podem causar graves doenças neurológicas, além do esgoto que provoca sérias doenças intestinais.

Por Sérgio Viana

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: