20/02/2026 às 09:21h
Ítalo da Silva, de 43 anos, suspeito de matar a estudante de psicologia Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, foi transferido do Presídio de Divinópolis para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Belo Horizonte, na quarta-feira (18). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O suspeito foi localizado pela polícia em Carmo do Cajuru enquanto tentava fugir de trem. No dia 13 de fevereiro, ele passou por audiência de custódia, quando a Justiça determinou a continuidade da prisão e a transferência imediata para a capital mineira. No entanto, a mudança só foi realizada nesta semana.
Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no ano passado Ítalo Jefferson cumpria pena em regime fechado na Comarca de Patrocínio pelos crimes de tráfico de drogas, furto, roubo e estupro.
Em setembro de 2025, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar um habeas corpus, desclassificou o crime de tráfico para uso de drogas, o que levou à extinção da pena de oito anos de reclusão que havia sido aplicada.
Já em dezembro de 2025, a Justiça de Patrocínio recalculou a pena e concedeu a progressão para o regime semiaberto domiciliar, com expedição de alvará de soltura, cumprido no dia 20 daquele mês.
Em janeiro deste ano, o processo foi encaminhado à Comarca de Juatuba, após o sentenciado informar endereço na cidade. Após a Polícia Militar comunicar o crime cometido contra Vanessa, a Justiça determinou o retorno ao regime fechado e expediu novo mandado de prisão.
Com informações G128/03/2025 - PM recupera caminhonete clonada e prende suspeito
28/03/2025 - PM prende integrantes de quadrilha envolvida no tráfico da droga conhecida por Dry
28/03/2025 - Bombeiros chegam ao 12º dia de buscas por adolescente desaparecida no Rio São Francisco
27/03/2025 - Foragido da penitenciária de Pará de Minas é preso em Itaúna
27/03/2025 - Guarda Municipal aborda adolescentes consumindo álcool no Parque do Bariri