Capa da Página Corpo de Bombeiros divulga balanço dos atendimentos na Região Centro-Oeste durante as fortes chuvas - Policial - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Policial

30/01/2020 às 08:43h

Corpo de Bombeiros divulga balanço dos atendimentos na Região Centro-Oeste durante as fortes chuvas

Facebook

As chuvas severas que atingiram a região Centro-Oeste de Minas causaram diversos danos materiais e humanos. Neste cenário, o 10° Batalhão de Bombeiros Militar, responsável por atender Divinópolis e mais 55 municípios, não poupou esforços para atender e dar resposta frente aos eventos adversos.

Entre os dias 24 e 28 de janeiro, o 10° Batalhão atendeu 253 ocorrências causadas, exclusivamente, em decorrência do alto volume pluviométrico acumulado, em que se destacam as vistorias e resgates em situações de riscos de desabamento, enchente, inundação, além de 50 registros relacionados a quedas e vistorias em árvores.

As demais ocorrências de rotina e não relacionadas a chuvas não estão contabilizadas nesses números. Neste período, duas operações causaram maior mobilização da unidade.

A primeira foi no dia 24 de janeiro, em Divinópolis, em que ocorreu colapso estrutural de uma residência, vitimando uma pessoa que foi socorrida e encaminhada ao Hospital São João de Deus, que dias depois, em virtude das lesões sofridas, veio a óbito.

A segunda, em Conceição do Pará, onde foram resgatadas 109 pessoas ilhadas pelo aumento do volume do Rio São João, foram utilizadas duas embarcações do CBMMG, 13 Bombeiros Militares e diversas viaturas, e ainda contou com o apoio da Polícia Militar, dentre outros voluntários locais.

Com constantes atualizações da Defesa Civil Estadual, dos volumes de chuva esperados para os próximos dias, o 10° Batalhão se prepara preventivamente realizando vistorias nas áreas de risco e monitoramento do nível dos rios da região, bem como mantém, em constante aprimoramento, seus militares e recursos logísticos disponíveis.

Em caso de ocorrências, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado através do telefone 193.

Por Sérgio Viana


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: