De segunda a sexta, das 8h as 17h
25/06/2025 às 08:47h
O idoso de 80 anos que foi dado como morto e depois achado com sinais vitais no necrotério da UPA da cidade de Córrego Fundo, na Região Centro-Oeste de Minas, sofreu uma parada cardíaca antes de ter o óbito atestado. A informação foi confirmada pela Prefeitura, que afastou o médico responsável e instaurou uma sindicância para apurar o caso. O nome do profissional não foi divulgado.
O caso aconteceu no último dia 19 de junho. O idoso estava internado desde o dia anterior na UPA, em estado grave e sob cuidados paliativos. Após sofrer a parada cardíaca, o médico plantonista declarou a morte. A esposa dele foi chamada pela equipe e informada sobre o óbito.
O corpo foi então levado ao necrotério da própria unidade. Durante a preparação para a remoção, o funcionário da funerária percebeu que o idoso apresentava sinais vitais e alertou os profissionais da UPA. Ele foi reencaminhado para um leito de emergência. A esposa foi chamada novamente e informada de que ele estava vivo.
O paciente permaneceu internado na UPA até o último domingo (22), quando foi transferido para um hospital em Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas. Uma pessoa contratada pela família está acompanhando o idoso na unidade.
A Prefeitura de Córrego Fundo informou que os familiares haviam assinado um “termo de não investimento”, documento que impediu a realização de manobras de ressuscitação e procedimentos invasivos após a constatação do óbito.
Entretanto, a família afirma que quando foram informados da morte do idoso pela UPA, este “termo de não investimento” ainda não havia sido assinado. Somente após o episódio é que este termo foi levado ao conhecimento dos familiares e assinado pela filha do idoso.
Em nota, o diretor da UPA, Danilo Faria Leal, explicou que o serviço médico da unidade é terceirizado por meio do consórcio público ICISMEP, responsável pela contratação dos profissionais.
Com informações do G1
Foto: Espacial FM
12/09/2025 - PRF prende irmãos transportando medicamento irregular na BR-262
12/09/2025 - Casal é preso com grande quantidade de drogas em veículo
12/09/2025 - Polícia Civil investiga casa de apostas e cumpre buscas por suspeitos
12/09/2025 - Polícia Civil indicia filho suspeito de estuprar a própria mãe
11/09/2025 - Família de Itaúna pede ajuda para encontrar homem desaparecido
11/09/2025 - Motociclista fica ferido após acidente na rodovia Pará/Florestal
11/09/2025 - Suspeito de violência doméstica é preso pela PM
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h