26/12/2020 às 08:17h
A cidade de Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi uma das mais afetadas pela chuva do início do ano. As ruas foram tomadas pela água. E foi neste cenário que a sargento do Corpo de Bombeiros Annie Caroline Arcanjo, de 29 anos, arriscou a própria vida para salvar seis pessoas que ficaram ilhadas no terraço de uma casa.
A atitude heroica foi reconhecida e ela se tornou a primeira mulher, após 109 anos de história da corporação, a ser promovida por ato de bravura. Esse tipo de reconhecimento acontece cerca de duas vezes por ano para os 6 mil integrantes dos bombeiros.
No dia 24 de janeiro, uma tempestade atingiu a cidade. O nível do Rio das Velhas subiu cerca de quatro metros. Casas e árvores foram encobertas pela água. O Ribeirão do Prata também transbordou e surpreendeu os moradores, que tiveram que sair de casa por causa da enchente.
A militar que estava de folga utilizou um colchão inflável para salvar as pessoas, entre elas uma que estava acamada e outra em cadeira de rodas.
O comunicado oficial da promoção será no dia 25, mas a promoção é retroativa. Annie se tornou Sargento no dia 24 de janeiro, no momento em que se arriscou e cumpriu o chamado de salvar vidas.
“A atuação de Annie reverbera o pioneirismo feminino e a conquista das mulheres por espaços cada vez mais importantes no enfrentamento ao sexismo e outros desafios a serem superados nos diversos âmbitos sociais. Essa promoção é necessária e urgente, objetivando uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a corporação em nota.
Fonte: G1
Foto: Reprodução TV Globo
01/02/2021 - Enfermeira que transportava 70 doses de vacina contra Covid-19 tem carro roubado, na PB
28/01/2021 - Polícia apreende passaporte e R$ 470 mil na casa de Nego do Borel no Rio
27/01/2021 - Novo discurso: Bolsonaro apoia a importação privada de vacinas contra a Covid-19
27/01/2021 - Minas investiga 20 casos de 'fura-filas' da vacinação contra Covid-19