07/01/2026 às 07:24h
Durante as férias, o Corpo de Bombeiros orienta os pais a redobrarem a atenção, mantendo supervisão constante, protegendo a casa contra riscos como tomadas, quinas e produtos químicos, e tomando cuidados extras em piscinas e brincadeiras ao ar livre, evitando quedas e afogamentos, usando, por exemplo, redes de proteção e não deixando objetos perigosos ao alcance.
A prevenção foca em eliminar riscos domésticos, como produtos de limpeza, objetos cortantes e fogão, além de atenção redobrada em ambientes aquáticos, nunca deixando crianças sozinhas na água, mesmo que saibam nadar, como explica Capitão Thiago Boaventura comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas:
Clique e ouça Capitão Boaventura
No fim do ano passado, uma criança de 5 anos, morreu ao cair do 12º andar de um prédio em Uberlândia. De acordo com a investigação, ele estava sozinho no apartamento no momento do acidente e pode ter usado um kit infantil de mesa e cadeira plásticas para alcançar a janela do banheiro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a janela do banheiro, situada a pouco mais de 1,5 m do chão, era a única sem tela de proteção no imóvel.
Para quem mora ou visita apartamentos em prédios, Capitão Boaventura também faz o alerta:
Clique e ouça Capitão Boaventura
Entre outros cuidados que os responsáveis devem ter, também fica o alerta com relação a asfixia das crianças, seja com ingestão de brinquedos ou alimentos. Em caso de acidentes, o cidadão deve acionar imediatamente o telefone do Corpo de Bombeiros que é o 193.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
12/09/2025 - Romeu Zema participa de lançamento dos Jogos Escolares Brasileiros em Pará de Minas
11/09/2025 - Linha de ônibus Centro/Bairro entra em teste no próximo mês
11/09/2025 - Torcedores apostam placares para o clássico mineiro pela Copa do Brasil
11/09/2025 - Secretaria de Saúde fará recadastramento dos pacientes da UBS Nossa Senhora da Piedade
10/09/2025 - Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
10/09/2025 - Uso indiscriminado de medicamentos pode causar prejuízos a saúde