31/07/2025 às 08:56h
Uma decisão recente do judiciário brasileiro está repercutindo em todo o país e gerando discussões em torno da exposição excessiva de crianças e adolescentes nas redes sociais, prática conhecida também como “sharenting”
A juíza Maha Manasfi, da 3ª Vara da Família de Rio Branco do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) condenou o pai e a mãe de um menino pela exposição exagerada da imagem do filho nas redes. A magistrada proibiu a divulgação de fotos ou vídeos além do normal, exceto em datas especiais e momentos familiares.
Na decisão, a juíza entendeu que a super exposição da criança prejudica sua dignidade, afetando o desenvolvimento psicológico e social, e comprometendo intimidade, segurança, honra, vida privada e direito à imagem.
Caso descumpram a decisão, os pais poderão sofrer multas e ter as condições de guarda e convivência revisadas. O processo, julgado em maio de 2025, tramita em segredo de Justiça.
Em entrevista à nossa reportagem, o advogado Anderson Rodrigues, especializado em Direito Cível Familiar, disse que essa é uma discussão nova no judiciário brasileiro, mas que tende a se intensificar a partir da popularização e acesso cada vez maior às plataformas digitais:
Clique e Ouça Anderson Rodrigues
Anderson Rodrigues explica que a super exposição pode configurar violação de direitos fundamentais das crianças, como o direito da imagem:
Clique e Ouça Anderson Rodrigues
Ainda na entrevista, Anderson Rodrigues alertou que a situação pode se agravar quando a exposição da imagem da criança for para fins comerciais:
Clique e Ouça Anderson Rodrigues
Anderson Rodrigues recomenda que as pessoas, principalmente quem trabalha com redes sociais, procurem um advogado para se certificar sobre esses limites e evitar a exposição indevida de crianças, além de processos judiciais.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
20/08/2025 - Vereador solicita implantação de uma UAI em Pará de Minas
19/08/2025 - Mais Saúde Panelão promoverá bem-estar e diversão em corrida no Parque do Bariri
19/08/2025 - Câmara devolve R$ 2,5 milhões aos cofres da Prefeitura de Pará de Minas
19/08/2025 - Posto Médico Legal deve ser inaugurado nos próximos dias, afirma vice-prefeito
18/08/2025 - Aleitamento materno tem política sancionada em Minas Gerais