Capa da Página Após morte de homem por Covid-19 em Pará de Minas, Secretaria de Saúde explica atual situação da doença na cidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

19/11/2025 às 08:32h

Após morte de homem por Covid-19 em Pará de Minas, Secretaria de Saúde explica atual situação da doença na cidade

Facebook

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais uma morte em decorrência da Covid-19, desde 2020, em Pará de Minas. A vítima foi um homem de 56 anos, que era portador de comorbidades como diabetes e obesidade.

De acordo com o histórico médico, o paciente havia recebido as quatro doses da vacina durante o período crítico da pandemia, mas não manteve o esquema de reforços nos últimos anos.

A morte, somada a suspeita de um óbito de uma mulher pela mesma doença, a qual estava internada em outro hospital fora da cidade, além de outros casos que vem sendo relatados nos últimos dias, ligou o alerta da população com medo de novamente uma possível explosão da doença em Pará de Minas e outras localidades pelo Brasil.

Após sugestões de pautas enviadas ao nosso Departamento de Jornalismo, nossa reportagem procurou a Secretaria da Saúde. Em entrevista ao JC Notícias, Maria de Lourdes Liguori, enfermeira, referência técnica da Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas, confirma a morte do homem de 56 anos por covid e explica a real situação da doença na cidade:

Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori

Dos 117 casos confirmados de covid em Pará de Minas, em 2025, apenas um óbito, destacando que a vítima era portadora de comorbidades e não manteve o esquema de vacinas em dia. Outras doenças respiratórias mataram mais que o coronavírus, segundo informou a Secretaria de Saúde. A enfermeira mais uma vez faz questão de lembrar a importância da vacinação como prevenção:

Clique e ouça Maria de Lourdes Liguori

Karina Merlin, também enfermeira da Secretaria da Saúde relembra os principais sintomas da Covid-19 e as principais formas de evitar a transmissão, que pode ocorrer em qualquer época do ano:

Clique e ouça Karina Merlin

Segundo a Secretaria de Saúde, não é necessário que outras pessoas que não tenham nenhum sintoma gripal use máscaras como era na pandemia, apenas aquelas que estão contaminadas. A exceção ocorre quando a pessoa tenha alguma recomendação por imunossupressão ou esteja em algum tratamento. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima de casa.

Por Sérgio Viana

Foto: Arquivo Espacial FM 


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: