18/08/2025 às 08:27h
O Ministério Público de Pará de Minas, através da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca, confirmou um acordo firmado com a Embraurb, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) para o desmate de parte da Mata Atlântica, na conhecida Trilha do Carrapato, trecho próximo ao Residencial Dona Flor.
Desde o ano de 2012, a especulação imobiliária desse terreno gerou diversos embates e muita repercussão por se tratar de uma área com densa biodiversidade. A novidade foi anunciada pelo Promotor de Justiça, Delano Azevêdo, durante coletiva de imprensa na sede da Promotoria na última quinta-feira (14):
Clique e ouça Delano Azevedo
Na época, Delano Azevedo acreditou em influência política envolvendo pessoas interessadas na área, já que segundo o mesmo, as solicitações para o desmatamento de biomas costumam desdobrar por anos, ms agora, o processo chega ao fim.
A empresa Embraurb ligada ao atual prefeito Inácio Franco (PL) ficará responsável pela preservação permanente da área, o que ainda segundo o Promotor, não deve haver alterações naquilo que foi acordado:
Clique e ouça Delano Azevedo
A Promotoria reiterou que esses casos costumam levar anos, porém foram necessários onze meses para a liberação do início da supressão vegetal na área. O trecho está localizado próximo ao Residencial Dona Flor, que é mais conhecido como Trilha do Carrapato, na qual houve inúmeros incêndios florestais há cerca de um ano, considerado inclusive um dos maiores da história na região.
Por JC Notícias
Fotos: Espacial FM
23/07/2025 - Educadora defende que pais incentivem filhos em atividades que envolvam desenhos
22/07/2025 - Esportista de Pará de Minas conquista bicampeonato de corrida em trilhas e montanhas
22/07/2025 - Polícia Rodoviária orienta condutores em viagens durante o recesso escolar
22/07/2025 - Centro-Oeste mineiro se destaca na produção de mel e movimenta economia local
21/07/2025 - Secretário de Saúde fala sobre perspectivas da pasta para o segundo semestre