Capa da Página Ar de Pará de Minas está 5 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

02/10/2025 às 08:45h

Ar de Pará de Minas está 5 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde

Facebook

As intensas queimadas na região e também a emissão de poluentes industriais podem gerar diversos impactos na vida humana. De acordo com monitoramento da empresa suíça IQAir, o ar de Pará de Minas está cerca de 5 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A previsão diária do índice de qualidade do ar (IQA⁺) de Pará de Minas e região deve piorar nos próximos dias e ficar abaixo do parâmetro nas normas legais de qualidade do ar, chegando a 62 µg/m³ microgramas por metro cúbico.

A qualidade do ar é classificada em uma escala de 0 a 200. Quanto maior o número, maior a quantidade de partículas e pior a qualidade do ar. Portanto, quando inaladas podem chegar aos pulmões e até na corrente sanguínea, sendo potenciais causadores de doenças, como destaca o médico pneumologista, Matheus Goebel:

Clique e ouça Matheus Goebel

Os registros de queimadas associadas à poluição industrial causam diversos agravos na saúde. A presença de pacientes nas unidades de saúde também aumentam, especialmente grupos mais vulneráveis como crianças e idosos:

Clique e ouça Matheus Goebel

A poluição do ar também causa sujeiras com fuligens e pó químicos de resíduos industriais. Na cidade, bairros como o JK, Santos Dumont, São Cristóvão e Santo Antônio, são registradas diversas reclamações de moradores sobre atividades de siderúrgicas e de borracha. Os poluentes são emitidos com mais frequência durante a noite, já que a fumaça se torna mais disfarçada.

Pará de Minas atualmente não possui monitoramento local da qualidade do ar. Segundo informações apuradas pelo JC Notícias, durante dois anos, uma empresa vencedora da licitação mapeou 8 pontos sobre a qualidade do ar na cidade, e apresentou, em reuniões, diversos relatórios sobre a emissão de poluentes atmosféricos.

Em um trabalho que foi desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, foram realizadas fiscalizações durante os anos de 2023 e 2024, e aplicadas multas a empresas que estavam em desacordo com as normas ambientais previstas na legislação.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: