01/10/2025 às 07:05h
A proximidade do período de chuvas em Pará de Minas acende o alerta para os cuidados no trânsito em vias já conhecidas por alagamentos e inundações.
Seja na Praça Torquato de Almeida, Avenida Presidente Vargas, ou Ovídio Abreu, o volume de água pode causar transtornos para pedestres, comerciantes e motoristas. Além de impactar o trânsito.
Devido as mudanças climáticas, diversas regiões do Planeta estão passando por desequilíbrios térmicos. Essa situação atinge a vida de milhões de pessoas, de acordo com levantamentos e seminários sobre o clima.
Os dados recentes, apontam que das 20 cidades mais quentes do país em 2024, 19 estão em Minas Gerais. Esse fato vem interferindo na quantidade de chuvas neste ano e há municípios com extremos, muitas chuvas ou escassez hídrica.
A chegada de outubro marca um outro ponto, o início de um período com chuvas mais intensas em todo o estado. Com isso, a Defesa Civil orienta cidadãos quanto às adversidades do clima:
Clique e ouça Edson Silva
Segundo a Defesa Civil de Pará de Minas, no último ano, o volume de chuva ficou abaixo das medições aguardadas pelo órgão. Devido às intensas mudanças no tempo, causadas pela crise climática, Edson Silva reitera que a sociedade necessita se unir e medir esforços nesse momento:
Clique e ouça Edson Silva
O período de chuvas se estende até o mês de março na região sudeste do Brasil, porém as primeiras pancadas de chuva, normalmente ocorrem neste período que estamos, evidenciando o declínio da estação seca.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
04/02/2025 - Prefeitura retifica informação sobre dívida com o clube ARPPA
03/02/2025 - Ex-governador de MG Newton Cardoso morre em Belo Horizonte
01/02/2025 - Designações: Secretaria de Educação encerra convocação de profissionais
31/01/2025 - Bora viajar! Casal de Pará de Minas vai se aventurar pelas Américas de Motohome
31/01/2025 - Águas de Pará de Minas reforça ações de combate ao Aedes aegypti