17/11/2025 às 07:42h
Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a concessionária Way 262, que administra a rodovia BR-262, vai usar sistemas de videomonitoramento no trecho entre Betim e Uberaba, para auxiliar no registro de infrações de trânsito para posteriores multas, como excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas.
Diante das mensagens que chegaram ao setor de jornalismo da Espacial FM, nossa reportagem procurou a assessoria da concessionária Way 262, que desmentiu a informação sobre a utilização de câmeras para multar irregularidades.
Segundo a empresa, essa informação é falsa, inclusive porque a concessionária não tem poder ou jurisdição para multar. A competência é apenas da ANTT ou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A concessionária ainda esclarece que existe um videomonitoramento em todo o trecho sob sua concessão na BR-262 entre Betim e Uberaba para melhorar a segurança e o atendimento ao usuário. O sistema usa câmeras de alta tecnologia com inteligência artificial e é integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento em tempo real, detecção de incidentes, e envio de alertas aos motoristas através de painéis de mensagem e integração com apps como o Waze.
Ainda segundo a Way 262, foram instaladas câmeras do tipo dashcamem 100% da sua frota de atendimento operacional (pré-hospitalar, inspeção de tráfego, guincho). A medida integra o plano de modernização tecnológica da concessionária e tem como objetivo aumentar a segurança viária, aprimorar o suporte aos usuários e otimizar a gestão das ocorrências ao longo dos 438,9 km de concessão.
Por JC Notícias
Foto: Arquivo Espacial FM
17/11/2025 - Serviço Geológico do Brasil mapeia áreas de risco em Pará de Minas
17/11/2025 - Enem: provas foram longas, mas com questões fáceis, dizem candidatos
14/11/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na nossa Agenda Cultural
14/11/2025 - Sindicato Rural de Pará de Minas celebra seus 60 anos com noite de homenagens!