Capa da Página Engesp pede a colaboração no descarte de lixos residenciais e comerciais pela cidade - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

07/10/2025 às 10:20h

Engesp pede a colaboração no descarte de lixos residenciais e comerciais pela cidade

Facebook

O mau acondicionamento do lixo domiciliar pela população nas ruas tem sido uma das principais adversidades da limpeza urbana em Pará de Minas.

O comportamento de não jogar o lixo no local adequado provoca poluição visual e possibilita a infestação de doenças e riscos à saúde humana. Além da contaminação dos lençóis freáticos, quando despejados nas águas de ribeirões.

Diante de inúmeras reclamações sobre o acondicionamento incorreto do lixo residencial, a Engesp, empresa responsável pela limpeza urbana no município, volta a cobrar por mais consciência ambiental da população, como orienta a coordenadora Denise Alves:

Clique e ouça Denise Alves

Pelo centro da cidade, algumas pessoas consomem diversos produtos que tem seu material plástico jogado nas calçadas. Já à noite, esses espaços ficam com inúmeros materiais que não são separados adequadamente.

Em alguns locais, o lixo fora do horário causa transtorno para pedestres. Durante a noite, por exemplo, circular pelas vias se torna um desafio:

Clique e ouça Denise Alves

Denise Alves orienta a população em como se organizar para a retirada do lixo nas residências e para que o material seja coletado no mesmo dia. Ela ainda pontua o baixo número de funcionários para que efetuem o serviço:

Clique e ouça Denise Alves

A empresa Engesp reforça também que os centros comerciais dos bairros realizam a separação correta do lixo, pois quando as equipes se mobilizam para o trabalho em campo, o material está fora das lixeiras, esparramados pelas ruas e separados incorretamente, comprometendo a segurança do trabalhador, do pedestre e do meio ambiente.

Por Sérgio Pêgo

Fotos: Engesp


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: