09/01/2026 às 08:26h
O prefeito de Pará de Minas, Inácio Franco (PL) voltou a afirmar que serviços essenciais como a coleta de lixo urbana poderão ser paralisados devido a situação financeira do município. Segundo ele, a reprovação do projeto enviado à Câmara Municipal, em dezembro, que reajustaria o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), é um dos principais motivos:
Clique e ouça Inácio Franco
Inácio também afirmou que será complicado atender algumas reivindicações da população e vereadores, inclusive aumento salarial de servidores, devido a falta de mais recursos financeiros para o município. O prefeito disse que não pretende deixar a prefeitura endividada:
Clique e ouça Inácio Franco
Conforme já informado pela Espacial, no dia 16 de dezembro, durante reunião ordinária, a Câmara Municipal rejeitou os projetos que tinham o objetivo de aumentar o IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo.
As matérias geraram várias discussões e posicionamentos da maioria dos vereadores. No projeto que previa a revisão da taxa de coleta de lixo em 12%, a prefeitura alegou um déficit de mais de R$ 1 milhão com o serviço.
Já na outra matéria, o poder executivo pedia a atualização da Planta de Valores Imobiliários, que é a base de cálculo do IPTU. A proposta queria reajustar o valor venal dos imóveis, indicador que é usado como referência pelo Município para calcular o imposto. A revisão não seria padrão para todos e dependeria, principalmente, da localização da propriedade.
Mesmo com as explicações da prefeitura, os dois projetos foram rejeitados, por 14 a 2. Apenas Márcia Marzagão (PSDB) e Kadu Franco (PL) votaram a favor das matérias.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
17/01/2025 - Trânsito na Rua Dr. Celso Charuri é interditado devido a danos em estrutura de ponte
16/01/2025 - Falta de estrutura nas instalações elétricas internas pode representar risco
16/01/2025 - Viagens seguem em alta e cuidados nas estradas devem ser observados
16/01/2025 - Governo decide revogar medida sobre fiscalização do Pix, após onda de fake news
16/01/2025 - Imposto de renda 2025: Como se preparar para a mordida do leão deste ano