11/02/2026 às 08:29h
O corpo da universitária Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23 anos, foi encontrado na tarde dessa terça-feira (10/2), em uma área de mata na cidade de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A jovem estava desaparecida desde a segunda-feira (9), quando saiu de Pará de Minas pela manhã para prestar serviços pela empresa que trabalha como estagiária, foi para o SINE de Juatuba e após sair da agência não retornou para casa.
Vanessa era estudante de Psicologia na FAPAM. Segundo familiares, ela deixou o SINE por volta das 14h, com destino a Pará de Minas, onde morava com os pais. No entanto, a jovem não chegou em casa e não fez mais contato com a família.
Os dois celulares e o notebook da estudante ficaram sem sinal, o que aumentou a preocupação dos parentes. Descrita como muito caseira, estudiosa e responsável, Vanessa nunca havia passado a noite fora de casa sem avisar, o que levou a família a suspeitar que algo grave tivesse acontecido.
Na manhã dessa terça-feira, familiares foram até Juatuba para realizar buscas e tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança. Os vídeos mostram Vanessa saindo do Sine e caminhando pela rua.
Outras imagens, consideradas cruciais para a investigação, mostraram Vanessa entrando em luta corporal com esse homem, momentos antes de desaparecer.
Após incansáveis buscas, o corpo da universitária foi localizado em uma área de mata que fica próximo da Rua Santa Cruz, em Juatuba, onde a jovem deu seus últimos passos, abaixo das margens da BR-262, onde existe o ponto do ônibus que Vanessa embarcaria para voltar a Pará de Minas.
O corpo foi encontrado, por volta de 13h, pelo drone do fotógrafo Leandro Caetano de Freitas, de Juatuba, que informou a localização através de um vídeo nas redes sociais:
Clique e ouça Leandro Caetano
Imediatamente, após a informação do encontro do corpo, a reportagem da Espacial FM foi para Juatuba e acompanhou todo o trabalho das Polícias Civil e Militar no local. Tenente Mateus Silva, do Pelotão da PM de Juatuba deu detalhes sobre encontro de Vanessa, com os pertences dela.
Clique e ouça Tenente Mateus Silva
O suspeito, que saiu da penitenciária de Itaúna, no dia 20 de dezembro, foi identificado através de câmeras. A polícia segue à procura dele, como confirma o oficial. A foto do autor, que já tem várias passagens criminais, foi divulgada através de redes sociais:
Clique e ouça Tenente Mateus Silva
Uma testemunha que tem um comércio na rua do crime viu Vanessa passando pelo local. Segundo ele, ela estava chorando e depois não percebeu o que aconteceu com ela:
Clique e ouça Testemunha
O delegado André Luiz Cândido Ribeiro da 1ª Delegacia de Juatuba, falou sobre as investigações e confirmou após os trabalhos periciais, que o corpo estava com sinais de violência, física e sexual, estava de bruços e com as mãos amarradas. Segundo ele, ela foi estrangulada com um fio de carregador de celular//
Clique e ouça Delegado André Luiz
O suspeito já tem outras passagens por crimes sexuais, como confirma o delegado:
Clique e ouça Delegado André Luiz
O repórter Sérgio Viana entrou na mata onde aconteceu o crime e refez os últimos passos de Vanessa, encontrando inclusive pertences dela:
Clique e ouça Sérgio Viana
Rolim Lopes, morador de Juatuba reclama do mato alto na área onde o corpo foi encontrado e teme que outros crimes possam acontecer no local:
Clique e ouça Rolim Lopes
O crime causou comoção entre familiares, amigos, colegas de trabalho e moradores da região. A FAPAM, onde Vanessa estudava Psicologia divulgou nota, lamentando a morte da jovem:
A FAPAM, Faculdade Católica de Pará de Minas, por meio de sua Direção, corpo docente, discente e técnico-administrativo, manifesta com profundo pesar e consternação o luto pelo falecimento da estudante VANESSA LARA, discente do 7º período do curso de Psicologia.
Neste momento de dor, a FAPAM expressa o seu mais profundo sentimento de solidariedade e apoio à família, amigos e colegas de Vanessa Lara. Compartilhamos do luto que os acomete e nos unimos no repúdio a qualquer forma de violência que tire vidas e sonhos.
A instituição reitera seu compromisso com a defesa da vida e da paz e se solidariza com a angústia de seus estudantes.
Que a memória de Vanessa Lara inspire a todos na busca por um mundo mais justo e humano.
Que a família e os amigos encontrem forças e conforto neste momento tão difícil.
Familiares de Vanessa foram para o local do crime e não conseguiram gravar entrevista, pois estavam bastantes abalados.
O corpo de Vanessa Lara será velado nesta quarta-feira (11/2), em Pará de Minas. A despedida ocorrerá entre 8h e 11h no cemitério Parque da Serra. Em seguida, ela será encaminhada para Antunes, distrito de Igaratinga, onde acontecerá o sepultamento.
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
26/01/2026 - Desconto Social amplia acesso à energia e já está em vigor nas contas de luz da Cemig
22/01/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
22/01/2026 - Oportunidade; Ascicred promove mais uma campanha de Crédito Consignado
22/01/2026 - Águas do Brasil abre inscrições para o Programa de Trainee 2026!