Capa da Página Ministério Público pede ajuda da população para identificar criminosos que ateiam fogo em áreas de vegetação - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

21/08/2025 às 08:36h

Ministério Público pede ajuda da população para identificar criminosos que ateiam fogo em áreas de vegetação

Facebook

Infelizmente nas últimas semanas, os registros de incêndios criminosos em área de vegetação aumentaram consideravelmente em Pará de Minas, gerando transtornos a população, destruindo habitats naturais e ameaçando a fauna e flora.

Dois focos de incêndio chamaram atenção na cidade, sendo um na região do bairro Serra Verde, atrás do quartel da Polícia Militar (PM) e outro no bairro Senador Valadares, próximo a UPA 24 Horas.

Infelizmente, estamos no período mais frequente dessas queimadas, que coincide com a estação seca, quando as condições climáticas favorecem a propagação do fogo, e frequentemente, a ação humana.

Diante de tantas queimadas criminosas, a população clama por medidas por parte das autoridades, porém flagrar os criminosos é algo difícil. Para o promotor de Justiça, Delano Azevedo, responsável pela área ambiental na Comarca de Pará de Minas, a ajuda da sociedade é importante para identificar e prender os incendiários:

Clique e ouça Promotor Delano

O promotor lamenta que poucas denúncias tenham chegado as autoridades nos últimos anos:

Clique e ouça Promotor Delano

Há alguns anos foi cogitada a contratação de vigilantes para tentar flagrar os autores de queimadas criminosos, como explica Delano:

Clique e ouça Promotor Delano

No último dia 10 de agosto, conforme já informado pelo JC Notícias, durante o combate a uma área queimada, próximo a Bom Jesus do Pará, os bombeiros visualizaram um homem ateando fogo de forma imprudente em vegetação densa. A ação provocou um novo foco de aproximadamente 100 metros de extensão e rápida propagação.

O autor foi abordado e orientado sobre os riscos, sendo acionada a Polícia Militar, que o conduziu à 2ª Companhia de Bombeiros de Pará de Minas para registro da ocorrência e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Provocar incêndios, seja em áreas rurais ou urbanas, é crime previsto no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998), sujeito a pena de reclusão e multa. Além de colocar vidas e patrimônios em risco, essa prática causa graves danos ao meio ambiente e à economia.

Por Sérgio Viana

Foto: Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: