14/03/2025 às 07:42h
A segurança, a informação e a escolha em ser ouvido, marca os embates em defesa dos direitos dos consumidores no Brasil. O movimento ganhou força em 1990, com a criação do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1991).
Com mais de 30 anos atuando no país, consolidar direitos e garantias dos cidadãos é tarefa contínua dos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Bruno Soares, coordenador da entidade fala sobre a importância do Dia do Consumidor, que será celebrado neste sábado (15/3):
Clique e ouça Bruno Soares
A legislação regulamenta as relações comerciais e assegura diversos direitos para quem compra produtos e serviços. Mas, os golpes aplicados em compras on-line resultaram em um prejuízo estimado da ordem de R$ 271 mil aos consumidores apenas em Minas Gerais, segundo um site de compras. Bruno Soares reitera que o cidadão deve ter cautela nas interações com produtos na internet:
Clique e ouça Bruno Soares
A segurança, consumo consciente, superendividamento, educação financeira, impactos da inteligência artificial nos direitos dos consumidores e golpes financeiros são desafios atuais enfrentados pelos cidadãos.
Ainda de acordo com o coordenador do Procon Pará de Minas, a maioria das reclamações dos clientes é relacionada a golpes do pix, seguida por descontos indevidos contratações de seguros realizados por instituições bancárias.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
18/12/2025 - Projeto une estudantes de Pará de Minas por meio de atividades com a natureza
18/12/2025 - Ações solidárias mobilizam Motoclubes em prol de entidades beneficentes na região
18/12/2025 - Violência contra a mulher ainda desafia segurança pública em Pará de Minas e região
17/12/2025 - Footing de Natal promete movimentar o centro de Pará de Minas no próximo sábado
17/12/2025 - Médica alerta sobre cuidados com a saúde de crianças no período chuvoso