Os trabalhadores do Transporte Rodoviário da empresa Turi em Pará de Minas continuam sem o reajuste salarial de 2025. As conversas entre o sindicato e a concessionária responsável pelo transporte coletivo urbano da cidade se iniciaram em março, data-base da categoria.
O sindicato mira um reajuste entre 8% e 10%, porém segundo o presidente da entidade classista, Francisco Ferreira Borges, os representantes da empresa não aceitam conceder um percentual maior que 5%, alegando crise financeira, falta de subsídios por parte da prefeitura e queda na demanda de passageiros nos últimos anos.
Após algumas conversas, a concessionária segue oferecendo uma porcentagem bem abaixo até da inflação, o que não foi aceito pelos rodoviários. O sindicalista afirma que as negociações continuam, já que o salário dos motoristas de Pará de Minas está entre os piores da região:
Clique e ouça Francisco Borges
Francisco Ferreira Borges explica oque pode acontecer caso as partes não cheguem a um acordo nas próximas semanas:
Clique e ouça Francisco Borges
O sindicalista explica que além do reajuste, em qualquer data que sair o acordo, os trabalhadores vão receber o retroativo a data base de março. Ainda segundo ele, outras reivindicações serão cobradas da TURI:
Clique e ouça Francisco Borges
Nossa reportagem procurou os representantes da empresa para comentar as declarações do sindicalista, mas ninguém foi encontrado.
Por Sérgio Viana
Foto: Arquivo Espacial FM
12/08/2025 - Polícia prende dono de clínica por suspeita de estupro
12/08/2025 - Orgulho e referência: maior campeão de rally das Américas é de Pará de Minas
12/08/2025 - Ex-vereador assume a presidência do Rotary Club Pará de Minas
12/08/2025 - Defesa Civil alerta sobre os impactos da baixa umidade do ar para saúde e meio ambiente
12/08/2025 - Sustentabilidade e Solidariedade; FAPAM lança novo Ecoponto