30/09/2025 às 07:41h
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre os cuidados em relação às doenças diarreicas agudas (DDA) diante do aumento do número de casos em Pará de Minas.
A enfermeira Karina Santos ressalta que a procura pela Unidade Básica de Saúde – UBS é indispensável nos casos que envolvem crianças pequenas, idosos, presença de sangue nas fezes, febre alta persistente ou sinais evidentes de desidratação:
Clique e ouça Karina Santos
Segundo especialistas, alguns sintomas devem servir como sinal de alerta. Nessas situações, recomenda-se buscar pelo atendimento médico o quanto antes, além de reforçar a ingestão frequente de líquidos e, sempre que possível, o uso de soro de reidratação oral, evitando a automedicação:
Clique e ouça Karina Santos
A enfermidade é caracterizada pelo aumento do número de evacuações, geralmente aquosas, podendo estar associada à febre, vômitos, cólicas abdominais e sinais de desidratação, como destacou a profissional. Em casos de sintomas e adoecimento, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Prefeitura de Pará de Minas
03/01/2025 - Agenda Cultural: Confira as opções de diversão para o primeiro fim de semana de 2025!
03/01/2025 - Moradores aproveitam férias escolares no Bariri e aguardam por melhorias no espaço
02/01/2025 - Constelação familiar; este foi o assunto do Comentário de Hélverte Moreira
02/01/2025 - Cerimônia e sessão solene: nova gestão assume legislativo e executivo municipal
02/01/2025 - Primeiro bebê nascido 2025 em Pará de Minas é um menino