No ano de 2022, o rádio completou 100 anos no Brasil. A relação desse meio de comunicação com conquistas e transformações que não seria possível sem um personagem fundamental da história: o ouvinte.
Nos 44 anos da maior emissora de Pará de Minas e região, o Jornal da Cidade produziu um material que retrata a relação do público sertanejo e do homem do campo como um dos principais espectadores da audiência.
O rádio também chega e acorda aquele que produz os alimentos que chegam na mesa da população brasileira, nas feiras, plantações, pocilgas, lavouras e currais, estamos falando do homem do campo.
Também o rádio se faz presente na agricultura familiar, em fazendas e granjas. Cícero e Adélio acompanham esse meio de comunicação ao mesmo tempo em que desempenham funções no campo. Eles contaram mais sobre essa relação ao JC Notícias:
Ouvintes que em muitas das vezes não utilizam os meios tecnológicos pelo fato de estarem envolvidos nas atividades rurais ou até mesmo pelo acesso à rede de internet, mas que não perdem a oportunidade de se conectar.
Durante a programação da Espacial FM, o Programa Sertanejo Bom Demais, apresentado por Igor Araújo, há quase 10 anos, diversos personagens sintonizam e participam de promoções e brincadeiras. Seja dentro das caminhonetes, nas estradas ou nas propriedades rurais.
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, e com diversas passagens por emissoras de rádio no estado, Getúlio Neuremberg, aborda que mesmo com os desafios das transformações para o meio digital, o rádio ainda mantêm sua força e referência ao lado de quem está distante dos centros urbanos.
Esse meio de comunicação segue importante para a vida de milhões de brasileiros que buscam nele companhia, informação e diversão. Nós, profissionais que atuam em rádio, agradecemos a todos os ouvintes que fazem valer nosso trabalho, é por vocês que esse veículo centenário permanece vivo e ativo, em constante evolução.
CLIQUE E OUÇA NA REPORTAGEM
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
01/10/2025 - ONG SOS Bichinho encontrou uma forma criativa e solidária de custear as despesas
01/10/2025 - Secretário explica alto número de pacientes em espera para atendimentos na Saúde
01/10/2025 - Placas de final 4,5 e 6: CRLV passa a ser cobrado nesta quarta feira
01/10/2025 - Crise climática pode impactar a quantidade de chuvas em Minas Gerais
30/09/2025 - Educação para ressocializar: da privação de liberdade ao recomeço
30/09/2025 - Calorão aumenta em 80% o faturamento de sorveterias em Pará de Minas