29/12/2025 às 07:37h
A arte possibilita encontros de diferentes grupos sociais e apresenta experiências coletivas. Seja no trânsito, motoristas e pedestres conseguem apreciar vários artistas de rua.
Todos os dias, no intervalo à espera do sinal verde nos semáforos em diversos cruzamentos de ruas e avenidas de Pará de Minas, artistas aproveitam o momento para manifestar o trabalho que exige muitas habilidades.
Quando o sinal fica vermelho, entre buzinas e engarrafamento, Lázaro Rosa, o artista de rua, tem oferecido alívio em meio ao estresse do movimento urbano.
Em um projeto social na periferia do estado do Pará, o artista aprendeu e se desenvolveu com as várias vertentes das artes plásticas. Atualmente ele reside em Pará de Minas e já morou em 24 estados brasileiros.
Lázaro está na cidade de Pará de Minas há cerca de 3 meses. O artista conversou com a equipe de reportagem e falou a respeito do seu trabalho que envolve música, equilibrismo e artes plásticas:
CLIQUE E OUÇA NA REPORTAGEM -
A arte pode ser um elemento de expressão que pode ser tocada, ouvida, sentida ou vista. Mesmo em meio a uma sociedade onde quase não se atenta às suas manifestações que estão presentes no dia a dia, ela desempenha um papel relevância social, como destaca a artista Kátia Nery:
CLIQUE E OUÇA NA REPORTAGEM
A arte de rua aparece como um recurso que dá voz e traz para uma sociedade atravessada por violências um olhar sobre a sensibilidade e o íntimo do ser humano.
Junto a diversos artistas, incluindo latino-americanos, esses trabalhadores de rua estão ali, como profissionais lutando para ganhar o seu sustento e um olhar sobre a sensibilidade humana.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: JC Notícias
22/12/2025 - Operações de Fim de Ano se intensificam e agentes fiscalizam rodovias da região
22/12/2025 - Ano novo “na régua”: Fim de ano tem alta na procura por barbearias
19/12/2025 - A Casa das Empreendedoras; reality conta com Elisa Faria
19/12/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!