29/12/2025 às 07:36h
O verão é marcado por dias mais longos, sensação térmica elevada e também pelo aumento das atividades físicas e lazer. Diante disso, a população deve redobrar os cuidados com o maior órgão do corpo humano: a pele.
O Brasil está entre os países com maior índice de radiação solar do mundo. A exposição do corpo aos horários de maior intensidade da radiação ultravioleta seja em lagos, piscinas, praças públicas demanda proteção.
Laura Salles, médica dermatologista na Faculdade de Ciência Médicas de Minas Gerais (CMMG), destaca as queimaduras de pele como uma das complicações da exposição solar. A profissional ainda orienta a população:
Clique e ouça Laura Salles
A radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento de doenças de pele. A exposição acumulada ao longo da vida, mesmo quando não resulta em queimaduras aparentes, causa danos ao DNA das células:
Clique e ouça Laura Salles
A prevenção é o ponto central do Dezembro Laranja e começa com a proteção solar diária. As medidas incluem: uso de protetor solar com FPS 30 ou mais, reaplicado a cada 2 a 3 horas; Evitar a exposição entre 10h e 16h, quando a radiação UV é mais intensa; uso de roupas com proteção UV, chapéu e óculos de sol e hidratação adequada.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
11/02/2025 - Liga Desportiva de Pará de Minas inicia preparativos para torneios em 2025
11/02/2025 - Pará de Minas deve iniciar elaboração de Plano de Mobilidade Urbana nos próximos meses
11/02/2025 - Hemocentros alertam para baixo estoque de sangue em Pará de Minas
11/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
10/02/2025 - Novas vagas; Academia Municipal de Dança abre inscrições para 5 modalidades
10/02/2025 - Alta dos alimentos: Consumidores buscam alternativas para driblar inflação