22/05/2025 às 09:08h
O Brasil, em sua vasta extensão, abriga uma rica diversidade de crenças e tradições religiosas. Junto àquelas que representam as maiores parcelas, como os católicos, protestantes e evangélicos, o país também tem espaço para religiões afro-brasileiras, espiritismo, islamismo, e outras.
Contudo, a falta de conhecimento e de informação sobre determinadas manifestações culturais, ainda contribuem para a intolerância religiosa no país que tem o sincretismo religioso como característica única. Francirosy Campos, professora universitária e pesquisadora comenta o papel da mídia na disseminação de outras culturas:
Clique e ouça Francirosy Campos
Mais de 80% da população brasileira tem alguma crença. A diversidade religiosa também está presente entre os jovens, segundo pesquisa do Data Popular, 44% dos jovens se declararam católicos, 37% evangélicos, 6% tem outras religiões e 11% não possuem religião.
A fé leva o ser humano na busca e no encontro com a divindade. Aos 16 anos, Deivid Silva, do bairro Nossa Senhora de Fátima, precisou passar por um processo de hemodiálise que prejudicou os dois rins. Foi nessa caminhada que ele encontrou na espiritualidade um caminho para a cura e encontro com Deus:
Clique e ouça Deivid Silva
Porém, um dado recente chama atenção. A Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos registrou, no último ano mais de 3 mil denúncias, sendo as religiões de matriz africana, principais alvos de discriminação. Contudo, o morador de Pará de Minas acredita que seja necessário romper com o preconceito:
Clique e ouça Deivid Silva
Foi sancionada em 2023, pelo Presidente Lula, a Lei nº 14.532 que tornou as penas para os crimes de intolerância religiosa mais severas. A lei que equipara o crime de injúria racial ao crime de racismo também protege a liberdade religiosa.
Agora, a pena é de 2 a 5 anos para quem empregar violência contra quaisquer práticas religiosas. Antes, a lei previa pena de 1 a 3 anos de reclusão. As vítimas desse tipo de crime podem denunciar pelo Disque 100.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/09/2025 - Dias quentes e parques cheios: moradores começam a buscar locais para se refrescar
02/09/2025 - Pará de Minas pode ganhar pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos
01/09/2025 - Estudante de Pará de Minas é premiado com intercâmbio pelo governo de MG
01/09/2025 - Exigência do CRLV 2025 começa nesta segunda para veículos com finais de placa 1, 2 e 3
01/09/2025 - Secretaria de Saúde muda distribuição de fraldas geriátricas em Pará de Minas