02/01/2026 às 08:38h
O vereador Léo Xavier (Novo), vice-presidente da CPI que apura supostas irregularidades no transporte da saúde pública de Pará de Minas, acionou a Polícia Militar por suspeita de fraude em documentos públicos.
Léo Xavier esteve no setor de Transporte, que funciona no prédio da antiga Unincor, no bairro João Paulo II, para conferir documentos referentes às viagens realizadas pelo serviço público.
Segundo ele, a CPI solicitou todas as guias de viagens realizadas nos últimos 24 meses, mas a repartição ainda não encaminhou essas informações.
O objetivo do vereador com a visita era conferir dados de uma data específica. Nós apuramos que é do dia 24 de dezembro de 2024. O vereador deu mais detalhes:
Clique e ouça Léo Xavier
A CPI apura denúncias associadas a situações como uso indevido de veículos públicos para fins particulares, suposto favorecimento na marcação de viagens e relatos de que pacientes tiveram o serviço suspenso mesmo tendo direito ao transporte.
Também há registros de riscos à segurança de usuários e motoristas, incluindo o caso de uma paciente com doença transmissível transportada sem orientações e condições adequadas.
Léo Xavier negou que a CPI tenha alvos e afirmou que a comissão vai trabalhar para investigar as supostas irregularidades que foram denunciadas:
Clique e ouça Léo Xavier
Nós também conversamos com Adriana Franco Carneiro Santos, chefe de Transporte da Secretaria de Saúde. Ela disse que foi surpreendida com a visita do vereador, mas que achou positivo o acionamento da PM:
Clique e ouça Adriana Franco
Sobre a suposta fraude levantada pelo vereador, Adriana negou qualquer irregularidade no setor e frisou estar com a “consciência tranquila”:
Clique e ouça Adriana Franco
Ainda na entrevista, Adriana citou que denúncias semelhantes às que foram levadas para a CPI foram apuradas por um processo administrativo da Prefeitura e arquivadas.
Ela elogiou o trabalho da equipe do setor de Transporte, ressaltando que “99% do pessoal é “maravilhoso” e 1% “é mais complicado”.
Um boletim de ocorrências foi confeccionado pela Polícia Militar, mas ninguém foi preso ou conduzido para prestar esclarecimentos. O caso, segundo a PM, será encaminhado para a Polícia Civil.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM / Arquivo
30/12/2025 - Crimes com IA: Criminosos manipulam e aplicam golpes nas redes sociais
30/12/2025 - Governo de Minas libera consulta aos valores do IPVA 2026
29/12/2025 - Fazendinha de recuperação pede ajuda da população para manutenção dos trabalhos
29/12/2025 - Dermatologista orienta a população sobre cuidados essenciais para a proteção da pele
29/12/2025 - Especialistas alertam que crianças não podem ser “produto” das redes sociais
26/12/2025 - Como se "recuperar" dos exageros na alimentação durante o Natal
26/12/2025 - Ouvinte do bairro Dom Bosco fatura promoção 14º Salário Espacial FM