13/05/2025 às 08:30h
Atualizações de softwares e plataformas acontecem diariamente. Com isso, o tempo frente às telas digitais os usuários cresceu, segundo uma pesquisa. Por dia, o brasileiro passa 56% do seu tempo frente as telas, seja para resolver questões de trabalho, casa, amizades ou pelo entretenimento. Excesso que segundo a psicóloga Dayane Alexandre, pode ser prejudicial à saúde:
Clique e ouça Dayane Alexandre
De acordo com um levantamento feito recentemente mais de 90% da população entre 9 e 17 anos passa a maior parte do dia frente ao dispositivo de celular. Esse é o aparelho mais utilizado entre as crianças e adolescentes. Entretanto, diversos estudos de neuroimagem indicam que essa prática pode alterar a estrutura cerebral, podendo interferir nos impulsos e processos mentais.
Esse público fica em aplicativo de danças, vídeos e jogos online. Mas, o uso descontrolado de telas pelos considerados ‘nativos digitais’ atrapalha a formação pedagógica em vários aspectos, sentidos, cognição e social, como pontua Filipe Martins, especialista em atendimentos com esse público:
Clique e ouça Filipe Martins
Especialistas e pesquisadores da educação indicam que a exposição excessiva aos dispositivos de celulares, a exemplo, pode representar um atraso na educação. Dispositivos estão proibidos em salas de aula, intervalos e recreios desde o início do ano letivo de 2025; exceções incluem usos pedagógicos, de acessibilidade e de saúde.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
27/11/2025 - Corrida de rua cai no gosto dos pará-minenses e prática requer orientação
27/11/2025 - 1º Emprega + no seu bairro será realizado neste sábado no Residencial Cecília Meireles
27/11/2025 - Crescimento da criminalidade aumenta procura por cotação de seguros em Pará de Minas
26/11/2025 - Secretaria de Saúde elabora cronograma para mais uma a vacinação antirrábica
26/11/2025 - Espaço Cidadão: Ouvinte reclama de serviço prestado pela TURI