Capa da Página Fiat confirma câmbio CVT, adota nova identidade visual e quer voltar a brigar pela liderança do mercado brasileiro daqui 2 anos - Veículos - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 8º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Veículos

23/07/2020 às 09:00h

Fiat confirma câmbio CVT, adota nova identidade visual e quer 'voltar a brigar pela liderança do mercado brasileiro' daqui 2 anos

Facebook

A Fiat anunciou nesta quarta-feira (22) o que chama de "reposicionamento da marca" no Brasil. De acordo com a empresa, haverá novidades em termos de produto, promessa de melhora na qualidade dos serviços e uma identidade visual renovada.

O objetivo, segundo o diretor da marca, Herlander Zola, é "voltar a brigar pela liderança do mercado brasileiro”. De acordo com o executivo, isso deve acontecer no final desse processo de renovação, daqui cerca de 2 anos.

A Fiat encerrou 2019 como a terceira marca que mais vendeu carros no país. Foram 366 mil unidades emplacadas, cerca de 110 mil exemplares a menos do que a Chevrolet, líder de vendas. A empresa também foi superada pela Volkswagen.

A Fiat liderou o mercado brasileiro durante mais de uma década, entre 2003 e 2015, mas perdeu o posto em 2016.

Câmbio CVT e 500 elétrico


Para tentar recuperar a liderança após esse período de 2 anos citado por Zola, a Fiat afirmou que vai oferecer câmbio automático do tipo CVT no Brasil. A empresa ainda não informou quais modelos terão essa opção, mas afirmou que o primeiro deles chega em 2021.

Em termos de produtos, a empresa reforçou o lançamento da nova geração do 500 no país. Em sua nova geração, o mais emblemático modelo da Fiat se tornou totalmente elétrico. A chegada, porém, teve que ser adiada para 2021 em função da pandemia do coronavírus.

Além deles, são esperados dois novos SUVs para os próximos anos, além de inéditos motores turbo, 1.0 e 1.3, que devem ser lançados já no começo de 2021.

Nova cara

A marca também anunciou uma renovação em sua imagem no país. Isso inclui novos logotipos, identidade visual das concessionárias e forma de se comunicar com clientes.

A empresa resolveu abandonar o antigo logotipo em forma de escudo na cor vinho. Agora, apenas um letreiro "Fiat" será usado nos carros. Essa ideia apareceu pela primeira vez em 2018, no Fastback, veículo conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano.

Depois, em setembro passado, o Grand Siena passou a ostentar o letreiro na traseira. Ainda assim, o escudo aparece na dianteira. Recentemente, com o lançamento da nova Strada, a Fiat abandonou de vez o antigo emblema.

A marca também vai utilizar um logotipo inspirado na marca usada nos anos 1980 e 1990. Ele é chamado de "Fiat flag", ou bandeira Fiat, na tradução livre do inglês.

Além do resgate de um antigo logotipo, ele também faz menção à bandeira da Itália, país de origem da empresa.

São quatro barras, cada uma representando uma letra do nome da empresa. As cores são da bandeira italiana: verde, branca e vermelha.

Segundo a empresa, ele também estará presente em todos os veículos da marca a partir de agora. Na Strada, o Fiat flag foi posicionado no canto inferior na grande dianteira.

A Fiat promete que todos os produtos trarão a nova identidade da empresa até o final do ano que vem.

Lojas terão visual atualizado
A origem italiana também será ressaltada em comerciais e nas concessionárias.

As lojas começarão a adotar uma nova identidade visual. Do lado de fora, o novo logotipo vai substituir o antigo. Na área interna, as concessionárias terão novos pisos, mesas e cadeiras, além de uma área de "coworking" onde os clientes poderão trabalhar enquanto o carro está na oficina.

Atualmente, 10 lojas já realizaram as reformas e adotaram o novo padrão. Ele deve ser implantado em todas as cerca de 500 lojas até o final de 2022. A marca não detalhou o investimento necessário que cada concessionária deverá fazer.

Fonte: G1

Foto: Divulgação

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: