09/10/2025 às 09:46h
Com a chegada de vez do calor, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta para os perigos de afogamentos durante esse período, quando muitas famílias buscam locais para nadar, seja em piscinas particulares, clubes, lagos, lagoas, rios, represas e até na praia. A atenção deve ser ainda mais redobrada com crianças e adolescentes.
Nas últimas semanas, os números de afogamentos na região e em todo o estado subiram. Infelizmente várias crianças, jovens e adultos perderam a vida. Em 2025, 192 pessoas morreram afogadas, sendo 177 homens e 15 mulheres. A faixa etária com maior número de mortes é de 18 a 29 anos, com 41 óbitos registrados.
Por esse motivo, os Bombeiros reforçam a importância da prevenção e da conscientização para evitar tragédias. Todo cuidado é pouco, como alerta a sargento Thaís Cadête, militar da 2ª Companhia de Pará de Minas, que orienta como os responsáveis devem proceder:
Clique e ouça Thaís Cadête
A militar alerta ainda para os perigos de afogamentos com crianças dentro de casa:
Clique e ouça Thaís Cadête
Sargento Cadête aproveita para alertar sobre o uso de equipamentos de segurança em embarcações:
Clique e ouça Thaís Cadête
O Corpo de Bombeiros também orienta ao banhista que ele não entre em águas desconhecidas, que tome cuidados em cachoeiras, com relação a tromba d’água e tomar cuidado com a correnteza do mar nas praias.
Em casa, pais ou responsáveis devem tampar as piscinas para evitar que as crianças caiam durante algum descuido. Em caso de acidentes, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.
Por Sérgio Viana
Fotos: Arquivo Espacial FM
15/05/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
15/05/2025 - Pastoral da Saúde vai realizar mai um bazar beneficente em Pará de Minas
15/05/2025 - Casos de doenças respiratórias alertam população para cuidados com a saúde
15/05/2025 - Campanha Maio Amarelo reforça a educação no trânsito de Pará de Minas
15/05/2025 - Nutricionista faz alerta sobre os riscos da anemia!
14/05/2025 - Procon orienta consumidores após compras de presentes para o Dia das Mães